Arie Yaari
Arie Yaari, filho de David Greenwald e Reisl Krieser, nasceu no dia 30 de julho de 1922 em Katowice, Polônia, e teve dois irmãos, Moshe e Jacob.
Durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945) passou por inúmeros campos de trabalhos forçados e campos de concentração nazistas. Ao final da guerra retornou para a sua terra natal, onde integrou um grupo de jovens sionistas que pretendiam imigrar para Israel. Sua imigração ocorreu em janeiro de 1948, quando serviu o exército na Guerra da Independência e participou do famoso episódio do navio Altalena. Em 1953 retornou à Europa, para finalmente imigrar para o Brasil em janeiro de 1954. Morou em São Paulo e em Santo André, e trabalhou como mascate, corretor de imóveis e construtor. Em novembro de 1979 inaugurou o hotel Leão da Montanha, em Campos do Jordão, no interior do Estado de São Paulo, e ainda nos anos 1980 construiu na mesma cidade, junto com seu filho Josef, o Hotel Veredas. Foi casado por 37 anos com Fela, com quem teve três filhos: Josef, na Alemanha, Shoshana, em Israel, e Paulina, no Brasil. Viveu com a esposa Olívia em Taubaté, onde foi membro atuante da comunidade judaica local. Faleceu em 30 de agosto de 2010.
www.leaodamontanha.com.br
[email protected]
Livros publicados
O Leão da Montanha
“O Leão da Montanha”, de Arie Yaari, é o relato único e emocionante de um porta-voz de seis milhões de judeus assassinados no Holocausto nazista que não puderam contar ao mundo o que viveram. Nestas páginas, conhecemos a vida pobre num pequeno vilarejo judeu da Europa antes da 2ª Guerra Mundial; a experiência pessoal em […]