José Pedro e Maria de Lourdes Andreeta
Filhos de lavradores, Maria de Lourdes e José Pedro, nasceram no interior de São Paulo (ela em Santo Antonio de Posse e ele em Rio das Pedras) e seus pais, buscando melhores oportunidades de emprego, mudaram-se para a Capital de São Paulo, quando eles ainda eram crianças. Ambos tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos fundamentais na mesma escola (Externato Nossa Senhora do Sagrado Coração). Após passarem a adolescência separados, voltaram a se encontrar e se casaram em 1969.
Ela se formou professora primária e possui curso superior em Direito. Ele se formou Bacharel em Física, na Pontifícia Universidade Católica de SP, é Mestre em Física Aplicada, no Instituto de Física de São Carlos – USP, desenvolveu a sua Tese de Doutorado nos laboratórios da IBM – International Business Machines, em Ruschlikon – Suíça e programa de Pós-doutorado, IMI – Industrial Materials Institute, em Montreal, Canadá. Atualmente é Professor Associado Livre-Docente, do Instituto de Física de São Carlos – USP. No desenvolvimento de seus estudos, tiveram a oportunidade de residir em e de visitarem diversos países, como Alemanha, Suíça, França, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Itália, Portugal e Egito.
A partir dos anos 1990, ambos começaram a se dedicar aos estudos sobre a realidade do homem perante os conceitos rígidos e objetivos (mas mutáveis) da ciência, em relação a verdades permanentes da filosofia e em relação às leis subjetivas e flexíveis do psiquismo humano e do direito. Os resultados da convergência dessas abrangentes áreas do conhecimento humano proporcionaram o desenvolvimento de diversos ensaios versando sobre os mais variados temas relacionados com a ciência moderna e a filosofia. Esses ensaios foram publicados em 2004 no livro Quem se atreve a ter certeza? – A Realidade Quântica e a Filosofia, Mercuryo, atualmente em terceira edição.