Wesley Aragão de Moraes
Wesley Aragão de Moraes, mineiro de Juiz de Fora, nasceu em 1957. Tem graduação em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1982, mestrado em Ciências da Religião, em 1994, doutorado em Antropologia no Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro, em 2004.
Trabalhou com a questão do diálogo entre as religiões, em prol da paz e da compreensão mútua, pesquisou o xamanismo indígena alto-xinguano, dedicou-se à etnobotânica, desde 2003, com interesse especial pelas plantas medicinais nativas da Mata Atlântica brasileira e das formas populares de cura, tais como benzeção e aspráticas dos raizeiros rurais.
Desde adolescente interessou-se por ocultismo, religiões orientais como hinduísmo e budismo, meditação, yoga, tendo participado ativamente do movimento internacional “Missão Ramakrishna”, então sediado em Belo Horizonte. Participou de grupos espíritas e, já como estudante universitário, passou a se dedicar à medicina antroposófica, na clínica.
É docente nos cursos de medicina antroposófica, escritor de textos didáticos para os mesmos e autor de livros referentes ao assunto (Salutogênese e autocultivo, Instituto Gaia, 2007, e Medicina antroposófica, um paradigma para o século XXI, Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, 2006). Desde menino dedica-se às artes plásticas, como autodidata, tendo realizado diversas exposições individuais e participado de coletivas. É músico amador autodidata, interessado em world music. Atualmente reside em um sítio, na zona rural de Juiz de Fora, onde peleja com a vizinhança pela não-destruição dos últimos redutos de Mata Atlântica e da fauna nativa da região. Atua como clínico geral e coordena cursos para aprofundamento em autoconhecimento e em assuntos esotéricos.